quinta-feira, 26 de junho de 2014

Exercícios ( Questão Indígena, Eurocentrismo, etc)

Questões

1- Conceitue:
a) Etnocentrismo
b) Eurocentrismo

2- Observe a imagem


"Índia Tapuia" - Albert Eckhout
Pintor holandês (1610-1665)

a) Qual a representação de indígena da imagem?
b) Qual a relação da imagem com a noção de eurocentrismo?

3- Leia a texto:
"Quando se fala de expansão marítima europeia, devemos ter em mente que o interesse comercial era o principal motivo para a conquista de novas rotas marítimas. O próprio termo expansão estava ligado ao fato dos europeus navegarem apenas pelo mar Mediterrâneo e os mares do norte europeu, desconhecendo rotas marítimas nos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico até o século XIV.
Mas o interesse comercial estava em que tipo de mercadorias? Nos mercados europeus, que floresceram durante a Baixa Idade Média, a venda de especiarias e outras mercadorias orientais proporcionava lucros altíssimos aos comerciantes. Tecidos de seda, porcelanas e uma série de condimentos, como cravo, pimenta e canela, utilizados para a conservação dos alimentos, encontravam um grande número de compradores.
Entretanto, o controle do oferecimento destas mercadorias estava nas mãos apenas dos comerciantes italianos - principalmente oriundos das cidades de Gênova e Veneza - e mulçumanos, que mantinham estreitas relações comerciais. Isto ocorria pelo fato do comércio entre o Oriente e a Europa ser realizado predominantemente pelo Mar Mediterrâneo. Devido à localização geográfica das duas cidades italianas,­ eram elas que controlavam o comércio neste mar.
Outro fato ainda contribuiu para a necessidade de se encontrar novas rotas marítimas de acesso aos centros produtores das mercadorias orientais. Com a conquista da cidade de Constantinopla pelos turcos-otomanos, em 1453, os preços das mercadorias se tornaram ainda maiores devido às taxas que passaram a ser cobradas. A nascente classe burguesa, que realizava o comércio na Europa, precisava chegar ao Oriente sem passar pelo Mar Mediterrâneo e Constantinopla.
A solução visualizada era contornar o continente africano para chegar às Índias, nome genérico dado às regiões orientais. Algumas condições existentes na Península Ibérica levaram primeiramente Portugal e, depois, a Espanha a se tornarem pioneiros desta expansão marítima.
Portugal se destacou antes dos demais países por já ter um porto, na cidade de Lisboa, que ligava o comércio entre o Mar Mediterrâneo e o norte europeu. Isto fortaleceu economicamente a burguesia mercantil portuguesa que pôde financiar o projeto expansionista".
a) Apresente 2 potências que se destacaram no processo da expansão marítima comercial.
b) Relacione este contexto histórico com o termo "índio" atribuído ao nativo observado no Brasil em virtude da chegada dos europeus no século XV.

4- Note a tirinha de Quino:
a) Qual o referencial adotado por Mafalda?
b) Apresente a crítica ou o elemento de humor da tirinha.


5- Sobre a imagem:
a) Qual hipótese sobre a origem do ser humano é utilizada para embasar as teorias apresentadas?
b) Explique detalhadamente a teoria mais aceita acerca da chegada do Homem à América.


6- Veja a foto do outdoor:
Sabendo que São Raimundo Nonato tem menos de 50 mil habitantes, explique os motivos da construção do aeroporto. em seguida explique como esta localidade contribuiu para suscitar uma grande discussão ou discórdia teórica sobre o povoamento da América.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário